Foi muito bom contar com você no primeiro encontro deformação
continuada da FUNCAP. Em breve estaremos novamente vivenciando mais
uma aventura linguística e textual mas antes precisamos realizar nossa
" tarefinha de casa" como combinamos.

SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR
FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO- FUNCAP.
LICEU DEP. FRANCISCO ALVES SOBRINHO –ACOPIARA –CE
FORMADORA: Maria Sonia Taveira de Andrade
Atividade 01
Com base nas concepções de leitura (ver texto LEITURA, TEXTO E SENTIDO em anexo) Comente o poema de Drummond.
P.S. O tipo e o gênero textual que responderás, fica a seu critério. O importante é comentar.
Ah! Não esqueça de comentar também o comentário de seus colegas no blog. Pode “futricar ou fuxicar” á vontade.
AULA DE PORTUGUÊS
( Carlos Drummond de Andrade)
A linguagem
Na ponta da língua
Tão fácil de falar
E de entender.
A linguagem
Na superfície estrelada de letras,
Sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
E vai desmatando
O amazonas de minha ignorância
Figuras de gramática, esquipáticas,
Atropelam-me, aturdem-me, seqüestram- me.
Já esqueci a língua em que comia,
Em que pedia para ir lá fora,
Em que levava e dava pontapé,
A língua, breve língua entrecortada
Do namoro com a prima.
O português são dois: o outro, mistério.
( In Andrade- 1970)
Atividade 02
1. Tomando como base a concepção da lingüística sobre texto( em documentos anexos), seu conhecimento sobre o processo de alfabetização, e analisando as práticas de leitura e escrita em sala de aula. Analise o fragmento a seguir .
“ A alfabetização implica não uma memorização visual e mecânica de sentenças, de palavras, de sílabas, desgarradas de um universo existencial, mas uma atitude de criação e recriação. Implica uma auto _formação de que possa resultar uma postura interferente sobre seu contexto”.
Atividade-01-16/05/2011.
ResponderExcluirFalar atè que è fàcil,compreender a comunicação escrita è que não è tão simples,requer conhecimento,pràticas de muitas leituras e principalmente muita sensibilidade,pois as palavras brincam conosco e às vezes quando pensamos que a dominamos são elas que nos dominam.
Atividade-02-16/05/2011.
A palavra escrita nem sempre é aquilo que parece ser,muitas vezes mesmo após uma releitura nos deixamos levar e até enganar através dessa linguagem.Dominar certos nuances de nossa língua é um processo que está implícito em exercício constante de aprendizagem,para que não nos deixamos levar pelo o que está presente nas entrelihas e possamos também participar como coautores desse processo.
Professora Mara Rúbia Alencar.
Atividade 1
ResponderExcluirTexto poético onde o autor apresenta através da criatividade um sentimento próprio exigindo do leitor algumas habilidades para a compreensão da leitura.
Atividade 2
A alfabetização é realmente um processo contínuo. Se faz através do exercício do pensar, refletir, conhecer e vivenciar no cotidiano o aprendido. As habilidades que são adquiridas nesse processo, se somam e são instrumentos que no contexto de cada um implicam na formação leitora, compreensiva, na ordenação do pensamento e na facilidade de expressão.
Isso mesmo Mara, as palavras nos pregam "peças" e nos dominam constantemente, já que necessitamos delas na maioria dos processos comunicativos, mas é preciso que façamos exercícios diários do pensar, refletir, conhecer e vivenciar a palavra no nosso contidiano, como bem nos lembra Lygia em seu comentário. E são essas complexidades da palavra que torna a Língua Portuguesa em suas duas dimensões fundamentais:leitura e escrita tão atraente e encantadora.Viajemos nessa onda!
ResponderExcluirSonia
atvidade 1
ResponderExcluiredicleide
Genero: Poesia
Tipo: Dissertativo
Ele sente falta da linguagem coloquial.
atividade 2
ResponderExcluirpor muito tempo a escola alfabetizou utilizando a simples junção de letras como B com A , ba , B com E , be e assim por diante, no entatnto no decorreer do tempo viu-se a necessidade de alfabetizar utilizando conteúdos que fissese parte da vida do individuo, surge assim o letramento, que nada mais é do que a preocupação com a inserção dos generos dos significativos que estao a todo tempo na vida dos inviduos.
Muito bem Mara Rúbia
ResponderExcluirA alfabetização e o letramento se dá a prática de leitura e escrita,a entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pelo ato de ler e escrever.
Atividade 01 – Análise do poema
ResponderExcluirPodemos analisar que o texto de linguagem poética aborda a necessidade pela busca de uma aprendizagem significativa. Pois, aprendemos a pensar sobre as coisas. Como intérpretes do mundo, construímos “interpretantes” sobre ele. O que “decoramos” ou simplesmente copiamos mecanicamente não fica em nós. É um conteúdo momentâneo, por isso conhecimento vazio que no decorrer do tempo é esquecido. Não faz parte de nossa experiência. Toda a nossa capacidade significativa, comunicativa é baseada em experiências vividas – por nós ou por outros antes de nós -, mas, de qualquer modo, conquistas nossas. Só aprendemos aquilo que, na nossa experiência, se torna significativo para nós. Nessa perspectiva, o ato de ensinar tem que possibilitar que o outro construa sentidos, isto é, construa signos internos, assimilando e acomodando o novo em novas possibilidades de compreensão de conceitos, processos e valores.
Profª. Ionara Sousa
Atividade 02 – Texto sobre processo de alfabetização
ResponderExcluirPara tornar viável a leitura e a questão da alfabetização como um processo contínuo, é absolutamente necessário recorrer ao método natural, trazendo a vida para dentro da escola. É preciso repensar o que está oferecendo para a criança, selecionando palavras, frases, textos, histórias que permitam à criança inúmeras experiências, como falar, observar, experimentar, registrar e, principalmente, viver com intensidade e satisfação. É importante lembrar que os primeiros contatos com a leitura são fundamentais para a formação de um bom leitor. Se a leitura for apresentada sob uma forma lúdica, agradável e significativa, certamente se estará aí proporcionando o nascimento de um bom e verdadeiro leitor. A criança deve descobrir o prazer pela leitura antes de aprender a ler. Ela precisa querer e sentir a necessidade de decifrar o meio através da leitura. Só então, é que se pode iniciar o processo da sua aprendizagem.
Profª. Ionara Sousa
O que Ionara comenta é o que Paulo Freire chama de leitura de mundo aprendemos a ler apartir das nossas experincias e práticas e só fazemos isso bem ,quando tomamos consciência de sermos sujeitos históricos que nos transformamos e transformamos com a aquisição do conhecimento. Sonia
ResponderExcluirATIVIDADE 01
ResponderExcluirAtravés de um texto poético o autor retrata o sentimento de muita gente referente a norma culta da nossa língua, que muitas vezes é vista como um idioma à parte e de difícil entendimento, uma vez que no cotidiano é mais utilizado o falar coloquial e dele se tem grande domínio.
ATIVIDADE 02
Alfabetizar é um processo que requer muita responsabilidade, vai além de oferecer métodos para decodificar símbolos lingúisticos, requer interpretacão, leitura de mundo e análise crítica para que o educando não se torne mero depositário e seja capaz de refletir sobre as "verdades" que são apresentadas.
Professora Katiuscia
A Professora Mara foi muito feliz ao colocar o educando como co-autor no processo de alfabetizacão, isso é protagonismo e precisa ser utilizado não só na escola, como também na vida para que no futuro tenhamos adultos capazes de refletir, interagir e transformar sua própria realidade.
ResponderExcluirProfessora Katiuscia
ATIVIDADE 1
ResponderExcluirO processo de alfabetização é sempre muito desafiante, até porque me sinto como o Prof. Carlos Góes, na citação do poema "... vai desmatando o Amazonas da minha ignorância". É assim que me sinto, em constantes práticas que me levem a desvendar novos horizontes de conhecimentos.
ATIVIDADE 1
ResponderExcluirO processo de alfabetização é sempre muito desafiante, até porque me sinto como o Prof. Carlos Góes, na citação do poema "... vai desmatando o Amazonas da minha ignorância". É assim que me sinto, em constantes práticas que me levem a desvendar novos horizontes de conhecimentos.
ANTONIA JOSELINA DE OLIVEIRA SANTOS
ATIVIDADE 2
ResponderExcluirO universo da alfabetização é realmente muito mais amplo que a mera memorizaçao e decodificação de símbolos. Junto com o processo de desenvolvimento da leitura e escrita existe um contesto existencial que é caracteristica própria de cada indivíduo.
ANTONIA JOSELINA DE OLIVEIRA SANTOS
Cecília disse...
ResponderExcluirPara a Alfabetização não se tornar uma aprendizagem mecânica podendo ter conseqüências futuras, é necessário que os professores como orientadores e mediadores de conhecimento, possibilite a construção e a recriação de historias vividas ou não por os alunos mas que essa seja do seu cotidiano e meio social para possíveis associações e interações. Partindo desse fato pode-se ensinar-los a falarem e ouvirem, acontecendo assim às práticas sociais e o aprendizado com outro.
Lembremos ainda de que qualquer ato lingüístico é uma construção textual, a oralidade possibilita a organização do pensamento lógico, fazendo com que os fatos sejam narrados em sequência. Isso acontece em rodas de conversas, em contação de histórias e também do desenho que é outra forma de leitura de texto. Tudo isso contribui para a construção do letramento que não pode ser nem mecânico e sem sentido.
Antonia Cecília de Souza silva
A linguagem escrita tem a sua importancia no dia a dia, mas existem pessoas que muitas vezes não aceitam e discordam do que está escrito, momento este que cabe aos professores auxiliar e ajudar os alunos a serem mas participativos e pensantes.
ResponderExcluirÉ de uma certa forma mostra-lhe o caminho verdadeiro do conhecimento diante da realidade, e que acima de tudo busquem o principio do objetivo e da importância e compromisso do que é repassado atraves da leitura e da escrita.
Nem sempre tudo que está escrito é a mais pura verdade, na realidade, pode não apenas passar de um boato.
MARCIO CLEYTON RABELO DOS SANTOS
O universo da alfabetização é realmente muito mais amplo que a mera memorizaçao e decodificação de símbolos. Junto com o processo de desenvolvimento da leitura e escrita existe um contesto existencial que é caracteristica própria de cada indivíduo.
ResponderExcluirANTONIA JOSELINA DE OLIVEIRA SANTOS
Atividade 01
ResponderExcluirO gênero textual utilizado por Drummond foi poesia, pois ele descreve o conceito de linguagem de uma forma bem artística, manipulando palavras e expressões com muita liberdade e passa a mensagem de uma forma criativa.
Atividade 02
A alfabetização não consiste só na identificação dos símbolos (letras) e dos sons (fonemas), ou seja, codificação e decodificação do ato de ler, mas na junção desses itens com a compreensão, interpretação e produção de conhecimento. Ela não deve ser considerada uma reprodução mecânica, mas uma interação de comunicação entre autor e leitor. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura, e ligá-la ao seu conhecimento de mundo, pois assim facilitará seu processo de compreensão e alfabetização. Somente a leitura é capaz de auxiliar na formação cultural e no desenvolvimento mental, pois estimula nossa criatividade, raciocínio e abre novas perspectivas de ver as coisas do mundo e da sua própria vida, no seu dia-a-dia.
O processo de alfabetização pode ser prazeroso para o profissional que gosta, e complicado para quem não gosta, Então devemos compartilhar experiências de sala de aula para aprimorar os nossos conhecimentos sobre o mesmo.
ResponderExcluirFormação Continuada - FUNCAP
ResponderExcluirDesafios da Leitura e Escrita
Atividade 3
Esperei por você sempre e desejei sua chegada como quem espera por um grande acontecimento, aliás, o maior de todos os acontecimentos. Eu só não imaginava ser tomada por uma sensação, melhor, um turbilhão de emoções tão grande. Era um misto de alegria e medo, ainda não soube explicar que medo era aquele, mas o fato, é que me sentia completamente estranha diante de um espelho que mostrava o quanto você estava me invadindo e tomando conta de todo o meu corpo literalmente. Eu sentia que já não dominava minhas emoções e também já não tinha domínio sobre pernas, braços, enfim, era como se os comandos do meu cérebro também estivessem deslocados. Tinha a impressão de estar feia, o tempo todo eu achava que as coisas estavam mudando., E estavam mesmo.Como eu nunca fui mesmo boa em lidar com o novo, precisei mesmo de um bom tempo para me acostumar e entender que você estava mesmo ali comigo, que não iria mudar, que você estava e estaria sempre dentro e fora de mim. Isso mesmo, dentro e fora, porque depois de certo tempo você não mexeria apenas com os meus comandos internos, você teria uma voz aguda e forte sempre em todos os meus momentos, ou quase todos. Você mesmo sem falar iria decidir, definir, delimitar meus passos e minhas ações, tudo teria que ser pensado e planejado a partir de sua chegada, visando primeiro os seus interesses e o seu bem estar. Estou falando então que você é uma criatura egoísta? Ora sim. Podemos falar até, egoísta e egocêntrica, porque todas as atenções estariam voltadas para você. Ai, ai ,ai , não fosse! Eu correria então um sério risco de não estar cuidando direito de você, e isso, colocaria sobre mim uma terrível culpa. Não, você tinha que vir em primeiro lugar, você tem que vir em primeiro lugar. Sorte minha que o tempo e a vida nos tem ensinado muita coisa, a você a também pensar em mim e a mim a pensar em nós duas. E você tem se mostrado cada vez menos egoísta e egocêntrica e cada vez mais amiga e companheira, tem me ensinado uma porção de coisas que estou gostando muito de aprender. Você tem me ajudado a superar o medo do novo. O desafio de não errar tanto com você continua e acho que você continuará mesmo no centro das atenções, mesmo que não tenha mais interesse em estar lá. E quanto a nós, caminharemos juntas. Nós duas e os outros amores que nos chegaram e que ainda estão por chegar. Mas como diz o poeta, " amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância "... " Aonde você for eu vou atrás ". Digo isso, porque agora você já está bem independente e já não precisa de mim o tempo todo. Mas cá estou eu sempre que você desejar. Submissa, eu? Talvez, submissa, solícita, atenta, mas acho que é mais ou menos assim que tem que ser. MÃE É ASSIM MESMO.
PROFESSORA E MÃE, MELHOR, MÃE E PROFESSORA MARA RÚBIA ALENCAR.
Formação Continuada - FUNCAP
ResponderExcluirDesafios da Leitura e Escrita
Atividade: 3
Aluna: Ionara Sousa
A DÁDIVA DE TER VOCÊ EM MINHA VIDA
Minha querida mãezinha,
Em muitos momentos já tive uma imensa vontade de te abraçar e falar pertinho do seu ouvido o quanto a Senhora, ou melhor, você é importante na minha vida; às vezes é culpa do tempo corrido que enfrentamos, outras vezes é a tal timidez mesmo. Principalmente, quando me chama para sentar no colinho da mamãe, e fazer massagem e cafuné junto, nossa eu adorava na minha infância, e ainda bem que não engordei muito, pois a Senhora ainda me chama de vez em quando para sentarmos na calçada e observarmos as estrelas, e colocando o papo em dia as horas em pouco tempo voam, recebendo o carinho da mamãe consigo reviver minhas doces lembranças da infância. Agora tenho a oportunidade de dizer o quanto eu te amo nessas breves palavras.
Mãezinha amada hoje tenho a consciência que já errei muito contigo, principalmente quando achava que a mesma protegia mais meus irmãos do que a mim. Para a Ionara sempre parecia que as exigências eram maiores, ter disciplina para ser uma aluna exemplar, atenção em cozinhar com tempero gostoso e disposição em fazer os serviços domésticos naquela casa tão grande, bem que eu tentei ao máximo dar o meu melhor, pena que a parte de aprender a costurar fiquei devendo até hoje. Naquela época de adolescente chata lembro que de vez em quando entrávamos em atrito, mas com um pedido de desculpas e um abraço nessa fofura de Dona Lourdes em poucas horas tudo se resolvia.
Tenho tantas lembranças marcantes, como: festinhas de aniversários, almoços de domingo com a família, viagens para Iguatu, o jeito que a senhora se vestia para os carnavais, a compra de material escolar no começo de cada ano e as inúmeras vezes que a Senhora me protegia. Nesse instante passa um filme na cabeça, com a certeza de uma sensação boa, um gostinho de quero mais fica e uma indagação aparece, por que tudo passou tão rápido?
Deveríamos ter um serviço on-line em uma das repartições do céu para em raríssimas vezes na vida todos nós podermos acessar uma máquina do tempo, um serviço eficiente e sem burocracia que voltasse só as nossas lembranças boas é claro. Reviver sofrimento ninguém merece!
Nossa história com certeza iria sair bem no telão com momentos dos mais simples, como: viagens ao sítio Varjota não esquecendo das redes entre as árvores, o cheirinho do bolo de milho saindo do forno, até os momentos mais marcantes, como: conclusão do curso de Pedagogia na UECE, onde todos percebiam a sua alegria em colocar um “anel de professora” na única filha, as emoções ao saber de minhas vitórias nos concursos públicos, e até os momentos embaraçosos, como: a entrevista ao primeiro namorado em nossa casa, ainda bem que foram poucos, não é mamãe?
Como pode perceber Dona Lourdes, ou melhor, mãe querida nossa história com certeza foi escrita com muitos momentos de sucesso e realizações, agora fica só o meu desejo de ser um dia uma mãe parecida com você, um exemplo de mulher dedicada e sábia com os caminhos que a vida prepara. Um ser humano tão especial que deixou sua carreira profissional para se dedicar integralmente aos filhos e ao marido, com certeza venceu em seus projetos, pois conseguiu educar suas crianças com dignidade e nos bons princípios para viver nos dias atuais, assim te considero uma dádiva em nossas vidas só tenho que agradecer por tudo, pedir minhas humildes desculpas pelas vezes que te magoei. E, combinar com todas as forças divinas que te ilumine e possibilitem sua presença muitos anos ainda com a nossa família, pois você é o alicerce, a base forte que nos sustenta.
Obrigada Mãe!
Ionara Sousa
Atividade 1
ResponderExcluirDe fato a alfabatização é um processo contínuo , em que o mundo da leitura contribui para auto-conhecimento por levar a refletir,criar e recriar contextos, ampliando o vocabulário, a capacidade criativa e nosso próprio universo.
Tona.
Atividade 2
ResponderExcluirAlfabetizar é permitir vivenciar um contexto, por meio do objeto de estudo, que é a leitura associada ao conhecimento de mundo, possibilitando ler e compreender.
Formação Continuada - FUNCAP
ResponderExcluirDesafios da Leitura e Escrita
Atividade: 3
Carta ao leitor
São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública. São vários fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no ensino fundamental II e não dominam habilidade de leitura e escrita.
Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois os funcionários que atuam na educação recebem baixos salários, professores esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, falta de material e estrutura nas escolas, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes.
Como mostra nossa matéria de capa, as avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação brasileira apresentam números desanimadores, isso se tornou uma situação insustentável que não pode continuar.
Também nesta edição, um grupo de empresários e políticos, com a participação dos meios de comunicação em massa, firmou um compromisso de financiar projetos educacionais. Definindo algumas metas a serem alcançadas.
Além disso, trazemos uma matéria que mostra a opinião dos educadores acerca dos problemas de aprendizagem nas escolas públicas brasileiras.
Boa leitura.
A Editora
Formação Continuada - FUNCAP
ResponderExcluirDesafios da Leitura e Escrita
Atividade: 04
Aluna: Ionara Sousa
• Aponte dificuldade(s) dos educandos na compreensão comente-a ou sugira uma estratégia de como trabalhar.
* Déficit na aprendizagem que enfoca o período do Ensino Fundamental e que complica o desenvolvimento dos trabalhos no Ensino Médio;
* Participação efetiva dos alunos nas atividades propostas;
* Parceria efetiva entre família e escola;
* A não assiduidade de alguns alunos;
* A falta de compromisso em realizar as atividades extra-classe;
* A diversidade de discurso e prática de alguns professores.
• Estratégias de como trabalhar:
Podemos exemplificar que em todas as áreas do conhecimento é possível realizar as seguintes atividades diversificadas, como:
* Pesquisas orientadas;
* Seminários;
* Leituras de livros (clássicos literários);
* Resolução de atividades abordando os discretores que os alunos apresentam maiores dificuldades nas avaliações externas.
Ionara Sousa
EDICLEIDE ROLIM TAVARES
ResponderExcluirATIV. 3 CRÔNICA
Nós Humanos nascemos com a necessidade de aprender, adquirir conhecimento em relação a tudo. Para isso fomos doutrinados, forçados e exigidos a estar em sala de aula, passamos a metade da vida na escola com professores e orientadores, buscando conhecimentos para atuar nas mais diversas áreas.
Os Séculos passaram, as décadas passaram e a tecnologia assumiu papel importante no novo contexto de sociedade, passou a desempenhar o papel de professor particular de cada um. Com isso nos deparamos com uma realidade nua e crua do modelo tradicional de ensino em nosso país. Profissionais encontram uma desorganização total, falta de compromisso dos alunos, falta de respeito e violência transformam esse ambiente, antes reduto de aprendizagem rígida, numa verdadeira casa de mãe Joana. Contando com a falta de estrutura social e política do estado e diante do fenômeno do crescimento desordenado da população, as instituições de ensino, tanto da educação infantil, ensino fundamental ou ensino superior, super-povoam as salas de aula, causando uma descentralização do ensino e prejudicando a assimilação dos conteúdos propostos e com isso preparando alunos e profissionais semi-analfabetos.
O que fazer? Bem, ter fé em Deus e sonhar com mudanças sociais pelas quais nosso país espera desde o século XIX.
Formação Continuada - FUNCAP
ResponderExcluirDesafios da Leitura e Escrita
Atividade: 04
Aluna: Edicleide Rolim Tavares
Estas dicas para alunos com dificuldades na leitura e na escrita são especialmente indicadas para a sala de aula:
•Colocar o aluno num lugar da frente;
•Estimular a participação oral e permitir a avaliação dessa forma;
•Evitar a leitura em voz alta perante os colegas;
•Preferir perguntas curtas e directas nas fichas de trabalho e nos testes (preferencialmente perguntas de ligação, escolha múltipla em detrimento de perguntas de desenvolvimento);
•Leitura das perguntas dos testes pelos professores, preferencialmente uma de cada vez e não a leitura do teste como um todo;
•As perguntas devem ser feitas com referência a parágrafos ou linhas a reler;
•Não penalizar os erros ortográficos na produção escrita do aluno com dificuldades;
•Explicar, sempre que possível, o vocabulário mais difícil.
•Evitar comentários negativos perante o insucesso do aluno, principalmente em público;
•Atribuir tarefas que consiga realizar, aumentando gradualmente o grau de dificuldade;
•Sempre que possível certificar que o aluno passou a informação do quadro e a indicação do trabalho a realizar em casa;
.A melhor forma de adquirir ou melhorar as habilidades escritas é através do treinamento (da escrita) utilizando diferentes processos cognitivos, através do trabalho empírico conhecimento prévios completado com algumas formas ofertadas de forma progressiva e contínua.
O professor deve criar uma situação prazerosa, não porque o mostre, mas que eles possam escrever livremente, por exemplo, textos como diário e cartas. O aluno deve perceber a importância de planejar, revisar, escrever, podendo realizar atividades de reescrita pegando um texto simples e transformando através da troca por frases mais elaboradas estimulando a maturidade sintática.
A escrita é uma conquista para todos, pois é a expressão verbal da criatividade passar os sentimentos, pensamentos e sensações para palavras, ou seja, a capacidade de auto-expressão.